Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ações afirmativas para negros no Brasil: o inicio de uma reparação histórica

















DOMINGUES, Petrônio: Ações afirmativas para negros no Brasil: o inicio de uma reparação histórica, Revista brasileira de educação, 2005 v.12 N° 29 Paraná, 164-176.

Petrônio Domingues, doutor pelo Programa de História Social da Universidade de São Paulo (USP), é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

RESUMO:
O presente artigo trata a inicialmente fazer um exame das ações afirmativas em população da população negra tendo como eixo a polêmica em torno da instituição de um programa de cotas raciais, principalmente em universidades publicas. Em seguida mostra argumentos a favor de cotas para negros que segundo o Domingos trata-se de uma luta que apesar de sua natureza reformista, tem um caráter democratizante, que educa ou mobiliza politicamente negros, sobretudo, coloca em xeque a secular opressão racial deste país. A concepção proposta de cotas, ela não é um fim em si mesma, mas um meio, uma medida especifica transitória que, no Brasil, é progressista, pois entre outros motivos, tem o poder de proporcionar visibilidade ao povo negro. Conclui-se assim que são necessárias ações efetivas para enfrentar o problema de da exclusão do negro no Brasil, mais do que boas intenções, retórica política e debates acadêmicos. Opor-se as cotas e não apresentar nada de alternativo para enfrentar a desigualdade de oportunidades entre negros e brancos no campo educacional é fazer o jogo do opressor, que se de um lado, há 117 anos, decretou a abolição da escravatura no país, de outro, empreendeu (e empreende) uma política de exclusão ao racismo.

Thaís Almeida e Walter Bruno

Nenhum comentário:

Postar um comentário