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quinta-feira, 19 de novembro de 2009

COMPARAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS DE DIFERENTES SEXOS E GRUPOS ÉTNICOS



OKANO, A. H. e col. Comparação entre o desempenho motor de crianças de diferentes sexos e grupos étnicos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 9(3). 2001. Brasília. pp.

AUTORES:
Alexandre Hideki Okano
Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2008)
Professor Adunto I da Universidade Federal de Alagoas , Brasil
Leandro Ricardo Altimari Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil(2008) Professor Adjunto A da Universidade Estadual de Londrina , Brasil
Christianne de Faria CoelhoDoutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, Brasil(2008)Atuação em Nutriçao E Exercício
pós-graduando da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Brasil
Edílson Serpeloni Cyrino
Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 | Orientador de Doutorado
Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Brasil(2002)
Pós-Doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal(2008)
Professor Adjunto D da Universidade Estadual de Londrina , Brasil


RESUMO

Observamos que o presente estudo procurou avaliar os diferentes desempenhos, adotando dois exercícios especificamente, levando em consideração não somente a etnia, mas também os sexos e as idades. Assim, o objetivo deste estudo foi estabelecer comparações entre o desempenho motor de 103 crianças pré-púberes (8-11 anos) sendo que para análise estatística empregou-se análise de variância (ANOVA). O estudo foi realizado em unidades educacionais localizadas na periferia do município de Londrina-Paraná e faz parte de um projeto mais amplo de intervenção nutricional, realizado na cidade de Londrina, região norte do Paraná (Sul do Brasil), com crianças e adolescentes, atendidos em Núcleos de Convivência pertencentes ao Programa “Lugar ao Sol” – Programa de Proteção Especial para Famílias e Adolescentes. A grande dificuldade para interpretação das informações produzidas por estudos relacionados à avaliação do desempenho motor de crianças e adolescentes reside no fato de que os resultados dos testes motores envolvem uma multiplicidade de fatores tais como grau de instrução, nível de motivação do executante, interação dos fatores genéticos com o meio ambiente ou ainda as diferentes características étnicas. Os resultados deste estudo sugerem que as diferenças sexuais e étnicas no desempenho motor precisam ser estudadas de forma mais ampla, incluindo sempre que possível uma análise dos aspectos sociais e culturais, parâmetros morfológicos, fisiológicos e até bioquímicos. Para facilitar a compreensão das diferenças no desempenho motor de jovens, futuramente poderá se fazer a inclusão de crianças e adolescentes de outras faixas etárias e diferentes níveis de maturação, bem como a utilização de outros testes motores.
André Carvalho

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